quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Escondidinho de carne seca levinho!

Estava ajudando o maridão no almoço de sábado, enquanto espremia mandioca pra um tal dum escondidinho, quando surgiu uma ideia! "Vou já ressucitar do mundo dos mortos a sessão Culinária!
E aqui estou para o bendito "Escondidinho de Mandioca" mais gostoso que já comi na vida! E olha que eu comi um em Porto Seguro uma vez que tava de matar calango no grito, de tão bom! Essa receita fica com um creme levinho, uma delícia!   Vamos lá...

Ingredientes:
500gr de carne seca
1 cebola grande picadinha
2 tomates picadinhos
2 dentes de alho
punhado de salsinha
Creme de mandioca: 1kg de mandioca limpa e cortada
800ml de leite
1 colher (generosa) de manteiga
2 ovos
sal e pimenta a gosto
e queijo para gratinar...
O preparo da carne é bem simples, depois de dessalgar e cozinhar a carne seca, desfie. Leve para refogar a cebola, o alho e a carne desfiada. Junte a salsinha e acerte no sal (caso precise), e por ultimo coloque o tomate só pra dar uma murchada. Desligue e reserve.
Na panela que vc for fazer o creme de mandioca coloque 500ml de leite, a manteiga o sal e a pimenta e deixe levantar fervura. Enquanto isso, bata no liquidificador as mandiocas já cozidas (eu já tinha amassado também) com o restante do leite e as 2 gemas.  Junte a mistura do liquidificador na panela misturando bem, para formar um creme. Retire do fogo e agregue as 2 claras batidas em neve.
Montagem:  Meia parte do creme de mandioca num refratário untado, depois a carne seca refogada,  e o restante de creme de mandioca. Salpique queijo ralado, e leve no forno pra gratinar...
Arrume uma saladona de rúcula com tomate cereja e corre pro abraço!

A "juma" aqui, nunca consegue tirar o escondidinho sem fazer essa bagunça toda no prato! rs

Beijo, Beijo!

2 comentários:

Oficina Chic disse...

Hmmm, que delícia.. Fiquei com água na boca!
Bj, Gabi.

Naara Miranda Magnabosco disse...

Delícia mesmo Gabi!Anota no caderno de receitas e se aventura menina. ;-)
Beijos!